Pesquisar preços é sugestão para economizar, diz professor

Saturday, January 7, 2017

 

 

O monstro da crise só deixa os nervos dos pais ainda mais tensos nessa largada de novo ano. Afinal, o desafio da compra do material escolar é mais um item na relação de compromissos financeiros que apresenta ainda os temidos IPTU, IPVA. Na opinião do professor de Economia do Centro Universitário Uniabeu Lauro Barillari, os materiais escolares são campeões de venda neste período e representam um grande peso no orçamento familiar, podendo variar entre R$ 200 a R$1.500, de acordo com os requerimentos de cada instituição de ensino.
O professor Barillari lembra que, segundo pesquisa do PROCON, os preços subiram em média 13%, o dobro da inflação acumulada no ano. “Mas é possível encontrar diferenças de mais de 100% em relação ao ano anterior e em diferentes estabelecimentos, o que sugere maior cautela do consumidor. Pesquisar preços é fundamental”, considera. Na opinião do professor, os impostos excessivos para o material escolar representam cerca de 47% do preço de venda, e o dólar alto ajudou a elevar o preço dos importados, como mochilas, estojos e acessórios entre 20% e 30%.
Segundo Barillari, a inflação em alta e o aumento na alíquota de ICMS também pressionaram os custos de toda a cadeia produtiva que leva os materiais escolares até as prateleiras, impactando diretamente no preço. “Livros didáticos, mochilas e acessórios com marcas licenciadas são os mais representativos da cesta, e precisamos tomar alguns cuidados na hora da compra destes itens”, alerta.
Para ele, a dica para economizar e fugir das armadilhas de propagandas das grandes redes é fazer uma ampla pesquisa, em pelo menos seis estabelecimentos e incluir as lojas menores de bairro, que possuem preços maiores, mas têm flexibilidade maior para conceder descontos à vista e tornar o pacote mais atrativo. “Em geral, a compra em um lugar só não é recomendada, mas é necessário somar os valores e negociar desconto sobre o total. O pagamento à vista, neste caso, ajuda bastante”, afirma.

Please reload

Lauro Barillari

Mestre em Economia com especializações em Logística, Finanças, Matemática e Gestão Industrial, pela COPPE/UFRJ. Consultor em Logística. Atua como professor de Planejamento na Fundação Oswaldo Cruz (desde 2004) e de pós-graduação no Centro Universitário Abeu, nos departamentos de Administração e Logística, coordenando grupo de pesquisa sobre estoques na Baixada Fluminense.

Assista

meu canal!

Veja também

Saiba + sobre a PAUTA OCULTA DO EMPREENDEDOR e fique “ligado” nas tendências irreversíveis do mercado!

November 3, 2017

Lançamento do livro Pauta Oculta do Empreendedor reúne empreendedores, investidores e jornalistas no Hotel JW Marriott na Praia de Copacabana

October 9, 2017

1/4
Please reload