Professor apresenta trabalho no X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva indicando métodos para redu


Leia o resumo do trabalho do Professor Lauro Barillari submetido ao X Congresso da ABRASCO e saiba as recomendações para reduzir o custo dos estoques.

O TRABALHO APRESENTADO CONSISTE NUMA SÍNTESE TEÓRICA E DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DE CASO SOBRE FORMAÇÃO DE ESTOQUE DE SOBRESSALENTES DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS NO INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM IMUNOBIOLÓGICOS BIOMANGUINHOS, UNIDADE DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE VACINAS, KITS PARA DIAGNÓSTICO LABORATORIAL E BIOFÁRMACOS PARA ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA.

O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR CONTRIBUIÇÕES DO USO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS PARA FORMAR ESTOQUES BALANCEADOS NA INDÚSTRIA PÚBLICA. OS MÉTODOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DOS DADOS FORAM O ABC E MULTI-CRITÉRIO E, PARA CÁLCULO DOS PARÂMETROS DE ESTOQUE E GESTÃO DOS SOBRESSALENTES, UTILIZOU-SE O CONCEITO DAS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE NORMAL E POISSON ALIADOS AOS DE ESTOQUE DE SEGURANÇA E NÍVEL DE SERVIÇO. APÓS A APLICAÇÃO INTEGRADA DOS MÉTODOS ABC E MULTI-CRITÉRIO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE SOBRESSALENTES QUE, PELAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E DE CONSUMO, DEVERIAM SER MANTIDOS EM ESTOQUE E, DE OUTROS, CUJA GESTÃO PODERIA SER ORIENTADA POR UMA POLÍTICA REATIVA, DE AQUISIÇÃO SOB DEMANDA, TRAZENDO UM GANHO QUALITATIVO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESTOQUES. NA ANÁLISE DOS POTENCIAIS GANHOS NO CENÁRIO PROPOSTO, IDENTIFICOU-SE O AUMENTO DO NÚMERO DE ITENS COBERTOS POR ESTOQUE CONCOMITANTE A REDUÇÃO DO CAPITAL IMOBILIZADO E A PERSPECTIVA DE MELHORIA DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO ÀS ÁREAS DE MANUTENÇÃO, PRODUÇÃO E DOS INVESTIMENTOS POR MEIO DE UM MIX DE SOBRESSALENTE MAIS BALANCEADO. A IMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDO SISTEMÁTICO DE CONFIABILIDADE PARA TODOS OS EQUIPAMENTOS DA FÁBRICA DE BIOMANGUINHOS, O DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES, ENTRE A INDÚSTRIA PÚBLICA E O SETOR PRIVADO, PARA TERCEIRIZAÇÃO E CONSIGNAÇÃO DOS ESTOQUES E O DESENVOLVIMENTO DE RELACIONAMENTOS QUE POSSIBILITEM REDUÇÃO DA IMOBILIZAÇÃO DE CAPITAL E DOS CUSTOS TOTAIS DE MANTER SOBRESSALENTES DE ALTO VALOR AGREGADO ESTÃO ENTRE AS RECOMENDAÇÕES FINAIS PARA MINIMIZAR OS ESTOQUES DE SOBRESSALENTES E OBTER GANHOS ECONÔMICOS CADA VEZ MAIS REPRESENTATIVOS PARA A SOCIEDADE.

Clique aqui para baixar o arquivo

#economia #estoques #formaçãodeestoques #gestão #gestãopública

Lauro Barillari

Mestre em Economia com especializações em Logística, Finanças, Matemática e Gestão Industrial, pela COPPE/UFRJ. Consultor em Logística. Atua como professor de Planejamento na Fundação Oswaldo Cruz (desde 2004) e de pós-graduação no Centro Universitário Abeu, nos departamentos de Administração e Logística, coordenando grupo de pesquisa sobre estoques na Baixada Fluminense.

Assista

meu canal!

Veja também