7 DICAS ESTRATÉGICAS para o empreendedor ter SUCESSO na implementação do seu negócio e LUCRAR mais:

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Pauta Oculta do Empreendedor

Você já pensou nos custos da decisão de montar o seu próprio negócio?

Qual o melhor modelo para suas vendas?

No ‘que’ e ‘onde’ investir?

Como a inovação pode ajudar no seu resultado?

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O custo da decisão de empreender é representado pelo valor de tudo aquilo que você abre mão com o propósito de se dedicar e investir em novas ideias e caminhos, seja família, filhos, lazer, amigos ou ainda um trabalho estável, no qual você está, literalmente, na “zona de conforto”. Estas e outras questões importantes para o empreendedor estão nessa coletânea de 22 dos melhores temas, abordados, semanalmente, na coluna Momento do Empreendedor, transmitida pela Rádio Manchete On Line.

1.

Calcule o custo de oportunidade para qualquer tipo de decisão. Através do qual você identifica as melhores alternativas. O custo de oportunidade consiste no valor de tudo aquilo que estou abrindo mão ao tomar uma decisão. É o que deixo de ganhar por escolher um caminho.

Considere sempre a complementaridade em suas ações, produtos e serviços.  Quando o seu negócio possui algum vínculo com outros ‘bem sucedidos’ já existentes no mercado, você potencializa suas vendas e resultados!

2.

3.

Identifique as competências essenciais do seu negócio. Essas competências resultam do aprendizado ao longo do tempo e são a fonte das demais competências  gerando diferenciação real e sustentável.

Saiba o ‘melhor’ modelo para comercializar seus produtos e serviços. Gerencie a capacidade de produção da sua empresa,  considerando sempre o custo total logístico, formado pelos custos de armazenagem, transporte, localização, serviço ao cliente, pedido e todos aqueles inevitáveis para colocação do seu produto no mercado.

4.

Saiba o ‘melhor’ modelo para comercializar seus produtos e serviços. Gerencie a capacidade de produção da sua empresa,  considerando sempre o custo total logístico, formado pelos custos de armazenagem, transporte, localização, serviço ao cliente, pedido e todos aqueles inevitáveis para colocação do seu produto no mercado.

4.

5.

Calcule quantidade mínima a ser vendida para pagar todos os seus custos e obter lucro. Esta quantidade é resultado da divisão do total dos custos fixos pela margem unitária do produto vendido.

7.

Compartilhe recursos e esforços. As alianças estratégicas e a atuação em rede permitirão que o seu negócio tenha maior escalabilidade na produção e assim uma estrutura de custo mais competitiva com maiores margens e maior lucro.

Planeje bem os canais de distribuição dos seus produtos e serviços. Pois eles são fatores críticos e determinantes do sucesso das suas vendas!

6.

Gostou destas DICAS? Descubra mais sobre elas e muitas outras na Pauta Oculta do Empreendedor.

VEJA OS DEPOIMENTOS ABAIXO 

Um guia importantíssimo para pessoas que têm um projeto e o desejo de melhorar a própria vida. O autor tem o poder de comunicar ideias complexas de uma maneira acessível, desmistificando a atividade de empreender para qualquer pessoa.  

Renata Marques Leitão - Empreendedora e Designer Social, PhD em Environmental Design/ Université de Montreal.

O texto conseguiu condensar as principais aflições e, por consequência, riscos de prosperar de empreendedores que carecem de conceitos e experiência. Responde de maneira didática, tornando-se uma referência de apoio aos empreendedores.

Alexandre Sampaio Fialho - Fundador da consultoria Filosofia Organizacional, Diretor Presidente da América Latina na Korn/ Ferry International de 2010 a 2015.

Um livro estruturado e extremamente suave na temática do mundo dos negócios. Uma leitura acessível, de excelente visualização e essencial aos amantes do empreendedorismo.

Ricardo Ruffoni - Empreendedor no Esporte e Coordenador na Universidade Federal Rural do RJ, Doutor em Gestão do Desporto/FMH Lisboa.

A obra ajuda o leitor a conhecer os desafios da jornada de abrir um novo negócio e as características que um empreendedor deve desenvolver para ter mais efetividade na sua vida. O autor passeia por questões sobre o mercado e vai no âmago de muitas outras que afligem o empreendedor, orientando-o para a tomada de decisões.

Alice Ferruccio - Professora Adjunta, Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Empreendedorismo e Novos Negócios na UFRJ, Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SOBRE O AUTOR

Mestre em Economia com especializações em Logística, Finanças, Matemática e Gestão Industrial, pela COPPE/UFRJ. Consultor de Negócios e fundador do Programa + VAREJO. Desde 2008, atua como professor de pós e graduação nas áreas de Gestão, Logística, Economia e Empreendedorismo em instituições como EPSJV, Estácio, Senac Rio, Unigranrio e Uniabeu. Formou mais de 6000 alunos e possui experiência sólida na Indústria, serviços e comércio de varejo. Entre os anos 2013 e 2017 coordenou pesquisas sobre estoques e estrutura de mercado no comércio varejista da Baixada Fluminense.

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